Levantamento Altimétrico: O que é? Por que contratar? Confira!

Levantamento Altimétrico: O que é? Por que contratar? Confira!
2 meses atrás

Existem diferentes levantamento topográficos e cada um deles é indicado para uma determinada situação. Antes de contratar este serviço, é interessante saber as diferentes formas que ele pode ser feito. O Levantamento Altimétrico é um método realizadoo em um terreno para o levantamento de indicadores do perfil deste espaço.

Se você deseja contratar este serviço, mas quer saber mais a respeito, você está no lugar certo. Criamos este artigo com as principais informações sobre o levantamento altimétrico e suas vantagens. Não deixe de conferir e boa leitura! 

Qual a importância de conhecer os tipos de levantamentos topográficos?

Para contratar um serviço de levantamento topográfico é importante conhecer todos os tipos e saber como eles são aplicados. Tal conhecimento é essencial para se definir o método mais adequado em cada caso específico, que vai permitir que os fatos mais relevantes sejam levantados através do processo. Sejam eles as projeções horizontais do terreno, as alturas do seu relevo ou a união de ambos;

Isso é possível, porque existem tipos de levantamentos topográficos que se adequam a diferentes tipos de necessidades. Com isso, para que seja feito um levantamento topográfico podem ser utilizadas diferentes metodologias. São elas:

Lembrando que quem irá definir a melhor técnica para cada caso é o Topógrafo. Neste conteúdo, como citamos anteriormente, vamos falar sobre uma dessas metodologias: o levantamento altimétrico.   

O que é levantamento altimétrico ?

O levantamento altimétrico, também conhecido como altimetria, é uma metodologia que consiste na definição das alturas de um terreno. Isto é, registra seu grau de declividade. 

As curvas de nível são representações, em planta baixa, dos pontos de um terreno que apresentam uma mesma altura, que quando conectados por meio de linhas, as curvas são obtidas. Dessa forma, a principal função da altimetria é representar o relevo de um determinado espaço. Essa informação é fundamental para que se possa entender as características de um terreno. 

Métodos de levantamento altimétrico 

O levantamento altimétrico, deve ser realizado por profissionais especializados, com o auxílio de equipamentos tecnológicos específicos. Isso é necessário para garantir uma alta precisão das características do solo. Além disso, algumas técnicas são utilizadas neste processo. São elas:

  • Barométrico: consiste na relação entre altitude e pressão atmosférica. Neste método é preciso fazer adequações, devido a influência de um efeito atmosférico conhecido como Maré Barométrica;
  • Geométrico: considerada a técnica mais eficiente de altimetria, nela são utilizados graus topográficos e miras verticais;
  • Taqueométrico: sua principal características é o uso de um equipamento específico conhecido como lente taqueométrica;
  • Trigonométrico: utiliza ferramentas ópticas, como os teodolitos, que permitem uma visão ampla das distâncias e ângulos de um terreno.  

Vantagens deste método

O levantamento altimétrico fornece informações essenciais para a concepção do projeto e execução da obra. Contudo, este método oferece diversas outras vantagens, como por exemplo:

  • Responsabilidade ambiental: uma vez que permite que os riscos ao meio ambiente sejam calculados e, a partir disso, minimizados ou evitados;
  • Transparência: o proprietário fica ciente das condições do terreno antes do início das obras; 
  • Segurança: ao estar ciente das condições da área construída, é possível tomar as medidas de segurança necessárias.

Importância do levantamento topográfico: por que contratar?

Antes de se iniciar uma obra em um determinado terreno, entre outras atividades semelhantes, é preciso realizar uma série de levantamentos e estudos sobre a área. Isso é necessário para garantir os melhores resultados e também contribui para a segurança dos profissionais envolvidos. 

Nesse sentido, o levantamento altimétrico tem um papel fundamental quando se trata de fornecer indicadores do perfil do terreno em questão. Afinal, ele irá apontar as possíveis irregularidades de nível, acidentes geográficos naturais e aspectos gerais da topografia do espaço. Assim é possível definir os procedimentos adequados para cada projeto.

Serviços de Levantamento Topográfico

Para definir o melhor levantamento topográfico para cada situação é preciso contar com o serviço de um profissional especializado. A RDR Topografia tem como foco oferecer as melhores soluções e tecnologias do mercado. Para atingir tais resultados, contamos com um portfólio de opções inovadoras e econômicas, tudo de acordo com os desafios e as especificidades do seu projeto. 

Além disso, temos o compromisso de garantir qualidade e exatidão nas informações fornecidas aos nossos clientes. Para isso, utilizamos sempre as ferramentas mais modernas e de alta precisão, além de uma equipe profissional altamente capacitada. 

A RDR Topografia atua em diversos segmentos, como a construção civil, industrial, pesada, barragem e georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos. Por isso, quando se trata de serviços de levantamento topográfico, conte com uma empresa qualificada e experiente. Não perca essa oportunidade e faça agora mesmo seu orçamento