Levantamento Planialtimétrico: o que é e qual é a importância?

Levantamento Planialtimétrico: o que é e qual é a importância?
3 meses atrás

 O levantamento planialtimétrico é usado para reconhecer a superfície de um terreno e das curvas de níveis que o mesmo possui. É fazer a planta topográfica de um terreno contendo as suas dimensões. Ou seja, com o plano altimétrico é possível ter as medidas planas, as inclinações e os ângulos de um terreno, seja ele na zona urbana, na zona rural ou na zona industrial. Também é possível obter maiores detalhes como, bueiros, postes, árvores, cercas, entre outros.

O que é o levantamento planialtimétrico?

O levantamento Planialtimétrico é o reconhecimento de uma área descrito em um documento com as características do terreno com exatidão, com anotações dos ângulos, das medidas planas e as inclinações existentes no mesmo. Com ele é possível fazer a planta topográfica de um determinado terreno. Com o levantamento planialtimétrico de um determinado terreno é possível saber as diferenças de altura do revelo, bem como as medições das projeções horizontais.

Veja também: Importância da topografia: vale a pena contratar um topógrafo?

Quais são as vantagens?

Através do plano Planialtimétrico é possível fazer a medição de um terreno, conhecer suas dimensões e tudo o que existe nele. A vantagem desse estudo é que, quando vai ser feita uma obra em um terreno pelo qual já possui o levantamento planialtimétrico fica mais fácil para calcular os custos com a obra. Ou seja, o engenheiro já sabe o que vai encontrar e quais as condições do terreno. Portanto, saberá onde estão os pontos altos, os baixos, as curvas e tudo que ele precisa conhecer em um determinado terreno. Outra vantagem é que é possível obter imagens de alta qualidade, feitas com eficiência e qualidade. Além disso, também oferece baixo custo com alta precisão.

Qual é a importância do Levantamento Planialtrimétrico?

Através do levantamento Planialtimétrico é possível mapear uma área e obter todas as informações necessárias antes mesmo de dar início a uma obra, que pode ser para fins variados, como por exemplo:

  • construções residenciais,
  • construção de edifícios,
  • loteamentos,
  • regularização fundiária,
  • extração de areia,
  • extração de cascalho, entre muitos outros.

Sem o mapeamento da área fica praticamente inviável fazer construções, até mesmo por que a maioria das prefeituras exige o mapeamento feito com um planialtimétrico, para só depois conceder a permissão para efetuar uma obra ou um trabalho no terreno. Quando uma obra é feita sem o levantamento planialtimétrico podem ocorrer sérios problemas na estrutura de prédios ou casas. Como também para outras finalidades, como já descrito acima.

Veja também: Agrimensura e topografia: você sabe qual a diferença?

Onde contratar o serviço de levantamento topográfico?

Para contratar o serviço topográfico é preciso buscar por uma empresa responsável pelo serviço, que possua profissionais capacitados para o mesmo, que apresentem registro no CREA e fazem o recolhimento da ART do serviço. A empresa RDR Topografia está qualificada para o serviço, pois ela atua com toda tecnologia de ponta para fazer o levantamento topográfico e auxiliar nos mais diversos serviços, fazendo tudo com muita exatidão e qualidade, como exige o serviço. O levantamento topográfico também é necessário em faixas de domínio como, poços de monitoramento, postos de combustível, sondagens, aterros, conjuntos habitacionais, entre muitos outros. Confie na RDR Topografia para fazer o levantamento topográfico onde você deseja.