Importância da topografia: vale a pena contratar um topógrafo?

Importância da topografia: vale a pena contratar um topógrafo?
3 meses atrás

Conhecer a importância da topografia é fundamental para quem vai comprar um terreno ou dar início a uma obra. Afinal, é por meio do levantamento topográfico que o proprietário do imóvel consegue repassar ao responsável pelo projeto informações a respeito da dimensão, das medidas e das condições exatas do local.

A importância da topografia deve ser levada em consideração antes da execução da obra, porque é ela que trará segurança ao trabalho que será executado pelo engenheiro, pois é por meio do estudo topográfico que a estrutura documental é concedida, elemento fundamental para qualquer tipo de obra.

Acompanhe abaixo os principais pontos nos quais a topografia se mostra fundamental.

 Análise de viabilidade de obras

O levantamento topográfico vai trazer todos os elementos que existem no espaço adquirido, incluindo muros, postes, árvores, cercas, entre outros. Por meio da topografia, fica fácil entender se o terreno é nivelado e se haverá a necessidade da terraplanagem. A partir daí, é possível ter em mente a viabilidade a obra a ser realizada no terreno em questão.

Análise do terreno antes da compra

A importância da topografia aparece ainda no processo de interesse pelo terreno porque, por meio do estudo, o engenheiro que fará o projeto tem acesso às reais condições do relevo e da forma. Além disso, ele obtém informações como perímetro e área para comparar os dados fornecidos pelo cartório.

Economia de tempo e materiais

Miutos problemas que aparecem enquanto a obra está em execução poderiam ser evitados com a execução do levantamento topográfico. Afinal, com ele, seria possível evitar que o nivelamento apresentasse falhas ou que os eixos ficassem desencontrados.

A importância da topografia é reconhecida pelo engenheiro, porque o profissional sabe que o projeto deve ser adequado com o objetivo de diminuir os gastos com a obra e evitar que trabalhos sejam executados mais de uma vez, fazendo com que a obra demore mais tempo para ficar pronta e gere mais gastos para o proprietário.

Segurança da obra

A aposta do levantamento topográfico também faz com que a obra seja desenvolvida e entregue com segurança, mas os benefícios não param por aí.

Quando se faz o levantamento topográfico, ele consegue verificar a ocorrência de deslocamentos e com isso, é possível evitar que danos, rupturas e/ou desmoronamentos aconteçam e esses problemas trazem sérios prejuízos para as pessoas.

Onde encontrar o melhor topógrafo?

Acima, trouxemos a importância da topografia. Depois de tudo isso, com certeza você que vai comprar um terreno ou construir entendeu o quanto esse profissional é importante e certamente agora deseja contratar, não é mesmo?

A RDR Topografia é uma empresa de topografia que está no mercado trabalhando para oferecer o levantamento topográfico com todas as informações necessárias para que a obra seja desenvolvida com segurança. Entre em contato e conheça os nossos serviços!