Levantamento Topográfico

Levantamento Topográfico

O levantamento topográfico é o processo pelo qual se realiza todo um estudo das condições geográficas de um determinado terreno. Por meio dele, é possível, através de uma planta, fazer as medições necessárias para se ter uma noção do espaço real do terreno em questão.

Ter em mãos os dados exatos decorrentes do estudo da topografia do terreno é, por vezes, uma das fases mais importantes para qualquer projeto de construção ou empreendimento.

Isso porque, é com base em tais dados que se tem a compreensão de quais medidas devem ser tomadas frente a possíveis problemas com as irregularidades apresentadas pelo solo, por exemplo.

Tipos de levantamento topográfico

O levantamento topográfico serve para mapear as características de um terreno representando fielmente os seus elementos, tais como: divisas, medidas, níveis, poste, muros, árvores, edificações, ruas, entre outros. 

Existem três tipos de levantamento topográfico, cada um com suas respectivas características, sendo estes:

Planimétrico

Tomando como referência o estudo de terrenos com características planas, o levantamento planimétrico tem, por função, realizar dentre outras coisas, a delimitação do tamanho de um terreno.

Altimétrico

Considerando medições no sentido vertical, o levantamento altimétrico, por sua vez, visa determinar a altura de um terreno, pois, com suas ferramentas, é capaz de monitorar o seu índice de declive.

Planialtimétrico

Sendo uma junção dos dois métodos citados acima, o levantamento planialtimétrico possibilita a geração de um relatório mais detalhado das condições de um loteamento. Isso porque, em seu desenvolvimento, considera todas as formas de dimensão deste espaço.

Aqui, na RDR Topografia, você encontra todos estes tipos de levantamento topográfico, com a segurança de contar com uma equipe de profissionais qualificada para a realização desta tarefa.

Principais aplicações do levantamento topográfico:

  • Verificação da real medida do terreno e sua inclinação;
  • Projeto base para a construção;
  • Processo de Usucapião;
  • Desmembramento ou unificação de terreno;
  • Cálculo de seções, perfis e volume.
  • Nivelamento geométrico.

Por que fazer o levantamento da topografia do terreno?

Além de ser uma exigência legal em projetos de construção, o levantamento topográfico serve de base para os projetos subsequentes e implantação destes projetos no terreno. Ele serve também como documento para processos judiciais, ambientais, compra e venda de imóveis e seus derivados.

Por meio desta ação, é possível ter acesso a diferentes benefícios, dentre os quais merecem ser citados e destacados:

  • Estudo completo sobre as características do solo
  • Prevenção de falhas nos projetos arquitetônicos, que por sua vez, podem vir a acarretar em acidentes como desmoronamentos
  • Possibilita a economia de custos com possíveis gastos decorrentes de retrabalhos.
  • Facilita e corrige o processo de distribuição de água, principalmente em regiões que são geograficamente acidentadas.
  • Regularização frente aos órgãos públicos em relação aos procedimentos que envolvem a construção de um imóvel

Quer ter acesso a todos estes benefícios? Então, conte conosco. Nós, da RDR Topografia, buscamos realizar, da melhor maneira possível, todos os procedimentos que envolvem o levantamento topográfico de terrenos das mais diversas configurações.

Empresa que faça levantamento topográfico

Por ser uma tarefa que exige uma capacidade técnica e conhecimentos elevados, o levantamento topográfico deve ser realizado por uma empresa que seja competente para esta função.

Na RDR Topografia, temos à sua disposição uma equipe técnica e de experiência comprovadas pelo mercado, proporcionando uma qualidade nos serviços diferenciada.

Entre em contato, tenha acesso aos nossos serviços, retire suas dúvidas quanto ao assunto, conheça nossas condições e realize o orçamento do levantamento topográfico de seu terreno conosco.

Faça um orçamento

Faça um orçamento

Conte com nossas soluções