O que é curva de nível e como fazer de forma correta?

O que é curva de nível e como fazer de forma correta?
1 mês atrás

Se você tem dúvidas em relação sobre o que é curva de nível, está no lugar certo. Preparamos um conteúdo especial para esclarecer os seus principais objetivos e finalidades. 

De modo geral sabemos que se trata de um tipo de representação em um projeto. No entanto, são muitas as dúvidas acerca desse assunto. A partir da leitura desse artigo, saiba onde usar a curva de nível e facilite o seu projeto mais ainda. 

Precisa de serviços topográficos de alta qualidade? Economize com nosso orçamento!

O que é curva de nível?

A curva de nível também conhecida como isoípsa se trata de uma linha que liga os pontos na mesma altitude. Além disso, a união desses pontos devem ser correspondentes à mesma cota em relação aos níveis.

Essa ferramenta pode ser representada e explicada matematicamente. Nesse sentido, a curva de nível é produzida em relação à intersecção de um plano horizontal com a superfície do terreno. 

Quais são os principais objetivos da curva de nível?

A curva de nível como dita anteriormente, é um caso distinto para uma representação cartográfica de curvas de contorno. Nesse sentido, ela tem a função de unir todos os pontos na mesma cota de nível representado no mapa. 

Seu uso é feito na representação de mapas a partir de um levantamento topográfico, essa é uma das primeiras etapas na elaboração de projetos. Deve-se ter uma atenção pois a curva de nível permite uma certa interpretação com determinado acompanhamento topográfico.

Os mapas topográficos possuem muitos pontos na mesma cota de nível e precisam ser representados no plano. Portanto é de suma importância realizar a representação da curva de nível corretamente. Sendo assim, a representação permite uma visão em perspectiva tridimensional ao demarcar um terreno corretamente. 

Como fazer curvas de nível no mapeamento usando drones?

Antes mesmo de iniciar a curva de nível, é necessário realizar uma coleta de dados e informações do terreno ou lote. 

Nesse sentido, a partir da coleta se cria um mapeamento de pontos coletados a partir da manipulação de dados. As coordenadas obtidas são planialtimétricas, assim geram um modelo do terreno em formato digital.

Sendo assim, é possível realizar a coleta de dados e a curva de nível a partir de um mapeamento com drone. Para isso é necessário realizar a configuração para que a nuvem de pontos trabalhe com as coordenadas x, y e z no terreno em mapeamento. 

Por fim, basta somente realizar uma filtragem dos dados obtidos para que a nuvem de pontos contenha somente os dados pertencentes ao terreno mapeado. 

O modelo digital do terreno se chama (MDT). Assim, basta somente usar os dados do terreno para analisar o comportamento e interpretar todas as características das depressões e elevações.

Por que é importante contar com especialistas em topografia?

Os serviços topográficos assim como os oferecidos pela RDR Topografia são de suma importância. Isso porque para qualquer tipo de projeto, o levantamento topográfico é essencial. Um profissional possui todas as técnicas para alcançar a precisão na coleta de dados. 

Portanto, de acordo com os dados coletados, é fácil evitar perdas de projetos e prejuízos, assim como cálculos errados. Além disso, a obra será localizada no local correto evitando grandes problemas com localização inadequada. 

Esse é um investimento de suma importância para o seu projeto, por isso não deve ser dispensado. Realizar o contrato de um profissional de topografia para o gerenciamento de seu terreno é ideal por diversos fatores. 

O que é curva de nível e o que considerar para contratar uma empresa de topografia?

Conheça as suas necessidades

Geralmente nem todos os clientes necessitam de um levantamento completo para o seu terreno. Nesse sentido, alguns precisam somente da coleta de pontos para as nuvens de dados. 

Busque empresas de referência

A melhor opção é optar por empresas que já possuem uma grande bagagem em relação aos serviços que você busca. Por isso, nesse momento os valores devem ser desconsiderados em relação à qualidade do projeto.

O que é curva de nível: considerações finais

Agora que você sabe o que é curva de nível. A empresa RDR Topografia oferece todos os serviços necessários, desde desmembramento de lotes, Georreferenciamento de imóveis e muito mais. Trabalhamos em parceria com grandes construtoras e somos referências nesse segmento.

Para essas e outras dúvidas, conte com quem entende e eleve o seu projeto para o mais alto patamar de qualidade!