Desmembramento de Lotes

Desmembramento de Lotes

Basicamente, o desmembramento de lotes acontece quando uma área é dividida em dois ou mais lotes.

Esse procedimento pode ser realizado tanto em área urbana quanto rural, mas precisa passar antes pela autorização da prefeitura, além de fazer a solicitação no cartório local de imóveis.

Para que o desmembramento de lotes possa acontecer, deve ser preparado um levantamento topográfico da área em questão, gerando assim o memorial descritivo, assim como as plantas dos terrenos marcados. 

Como é feito o desmembramento de terrenos

O desmembramento de lote ou terreno deve ser executado por um engenheiro devidamente registrado no CREA.

Este profissional é o responsável por fazer a análise do terreno, bem como sua medição e a partir de então se ocupará da elaboração do projeto com as informações necessárias sobre a situação atual da área, além de definir o que se espera após o desmembramento de lote

No memorial descritivo deverá constar, além da situação atual do terreno, suas dimensões, localização e outros dados relacionados ao imóvel. 

Em seguida, o proprietário do imóvel ou o engenheiro responsável deve fazer o requerimento do desmembramento de lote na prefeitura.

Embora a relação de documentos possa variar de uma prefeitura para outra, existem aqueles que são normalmente solicitados, tais como: 

  • Projeto;
  • Memorial descritivo;
  • Certidão negativa de débito: 
  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);
  • Pagamento da taxa ao município. 

Aprovado o projeto, o órgão municipal deverá emitir a Certidão de Aprovação de Desmembramento, sendo o próximo passo, a realização do registro no cartório do novo imóvel.

Quando fazer o desmembramento de lotes

São inúmeras as situações em que o desmembramento de lotes é indicado, veja alguns exemplos: 

  • Aluguel e venda de terrenos: principalmente nas médias e grandes cidades, é muito raro encontrar grandes terrenos, por isso o desmembramento de lotes é muito viável. Pois, assim é possível ter acesso a boas oportunidades de negócios, com a venda ou aluguel de casas ou terrenos, proporcionando lucros aos proprietários.
  • Garantir benefícios aos herdeiros: é muito mais prático fazer a divisão do terreno entre os filhos ou demais membros da família, que comprar uma casa ou apartamento para cada um;
  • Redução do valor do IPTU: quanto maior a área de um terreno ou imóvel, maior o valor do IPTU, por isso o desmembramento de lote é uma solução viável.

Quanto custa para desdobrar um terreno?

Os custos do desmembramento de lote podem variar, levando em consideração os seguintes critérios: 

  • As dimensões do terreno;
  • Tempo de trabalho;
  • Tipo de equipamento utilizado;
  • Região do país em que o terreno está localizado.

Vale ressaltar a importância de um profissional qualificado e de confiança para que os preços praticados sejam justos.

Empresa que faça desmembramento de lotes

Para que o desmembramento de lotes seja feito conforme as exigências municipais e atenda as necessidades do proprietário é fundamental que seja feito por uma empresa renomada no mercado.

Assim sendo, a RDR Topografia possui a qualificação e experiência necessária para te ajudar. Faça contato hoje mesmo e solicite um orçamento.

Agora que você já sabe como funciona o desmembramento de lotes e quais vantagens esse procedimento oferece, precisa contar com um profissional que  te ofereça a segurança necessária para sua realização.

A RDR Topografia conta com os melhores profissionais para te auxiliar nessa tarefa, entre em contato pelo site e conheça melhor nossos serviços!

Faça um orçamento

Faça um orçamento

Conte com nossas soluções