Quando falamos de levantamento topográfico, além dos diferentes tipos, temos também diferentes técnicas para a realização deste processo. Entre elas está a aerofotogrametria , um procedimento que pode acabar gerando muitas dúvidas.
Apesar de inicialmente parecer complicado, a aerofotogrametria pode ser explicada de maneira simples. Quer entender melhor esse método? Preparamos um conteúdo que aborda o funcionamento desta técnica e suas finalidades. Continue a leitura e confira as informações.
O que é aerofotogrametria?
Antes de começar a falar sobre como a aerofotogrametria é feita e como ela pode ser aplicada, vamos definir este processo. Na verdade, trata-se de uma técnica de medição planialtimétrica onde são utilizadas fotografias métricas aéreas. Ou seja, fotos a partir de câmeras especiais presentes em aeronaves ou, como vem sendo muito utilizado atualmente, drones.
Com isso, processos especializados utilizam estas fotografias para a geração de cartas, mapas e plantas, sendo possível medir com precisão as feições do terreno. Explicando de outra maneira, funciona da seguinte forma:
- São tiradas fotos áreas para se ter uma visão geral de um terreno;
- A partir delas é possível medir tal espaço nas três dimensões e dar forma espacial a todas as feições presentes na área.
- Também é possível determinar um mapa em escala real ao considerar todas as informações essenciais obtidas da área fotografada.
Classificações
Além disso, a fotogrametria pode ser classificada em alguns tipos. São eles:
- Terrestres: quando seu eixo ótico é horizontal;
- Aérea vertical: quando seu eixo ótico é vertical;
- Aéreas oblíquas altas: quando o eixo ótico é inclinado para capturar o horizonte;
- Aéreas oblíquas baixas: quando o eixo é inclinado, mas sem abranger o horizonte.
Como é feito o processo?
Como vimos, o processo se dá por meio da realização de fotografias aéreas tiradas de um terreno. Então, a partir disso, as imagens tiradas são sobrepostas, o que permite a sua correção digital. Esse procedimento, é feito com o objetivo de eliminar os efeitos de perspectiva, o que permite medições e também vetorizações com valores exatos.
Por isso, a aerofotogrametria é diferente de uma simples foto área, que pode trazer deformações geradas por diferentes fatores como a perspectiva da câmera, a altitude em que a imagem foi feita, etc. O processo de ortorretificação (correção, sobreposição e ajuste) é responsável por transformar a foto em um mapa cartográfico confiável.
Dessa forma, é possível identificar todos os elementos do terreno. Sejam eles alturas variadas, edificações, obstáculos naturais, entre outros.
Nesse sentido, o material básico utilizado para a aerofotogrametria é a câmera fotográfica (ou métrica) especializada. Ou seja, ela é equipada com objetiva de foco fixo calibrado, estatoscópio, intervalômetro e a base suporte.
Principais finalidades da aerofotogrametria
Os aerolevantamentos possuem diversas finalidades que se agrupam em: planejamento, gestão e projetos. Com isso, cada um exige um conjunto distinto de especificações.
Na área de planejamento, por exemplo, teremos uma visão voltada para o futuro em relação a infraestrutura, meio ambiente, circulação, armazenamento, logísticas, etc. Já na gestão de qualquer atividade feita em um território, a finalidade se dá no conhecimento dos elementos atuais da sua ocupação. Neste caso, o objetivo pode ser de preservação, recuperação e uso de seus recursos.
Em projetos, por sua vez, o processo se faz necessário para a realização de um levantamento das áreas mais adequadas à intervenção. Além disso, para um dimensionamento para os projetos executivos e obras.
Serviços de levantamento topográfico
Para a realização de levantamentos topográficos é preciso contar com um profissional especializado. A RDR Topografia busca sempre oferecer soluções tecnológicas e inovadoras para o mercado. Para isso, contamos com um portfólio de soluções rápidas e econômicas, tudo de acordo com os desafios e a necessidade dos seus projetos.
Além disso, nossa empresa busca sempre garantir qualidade e exatidão em todas as informações. Por tanto, utilizamos equipamentos modernos com alta precisão e uma equipe profissional altamente qualificada, sempre visando atender as normas técnicas, assim como as obrigações contratuais e legais.
Atuamos em diversos segmentos do mercado. Entre eles: a construção civil, industrial, pesada, barragem e georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos.
Por isso, para serviços de levantamento topográfico, conte com uma empresa experiente e que se compromete com os resultados. Faça agora mesmo seu orçamento.
Comentários