Locação de Obra

Locação de Obra

A locação de obra é o início da construção e deve ser feita com absoluto cuidado para evitar possíveis problemas que podem acontecer na obra. Além disso, a locação de obras faz parte dos principais procedimentos realizados na construção civil. 

Quando uma obra é  executada, é primordial marcar os pontos no terreno em que será realizada a construção, obtidos pelo levantamento topográfico que está representado na planta do projeto.

O que é a locação de obra?

A locação de obra é um processo para transferir elementos da planta de um projeto de edificação para o local onde será realizada a obra. 

É importante salientar que para realizar este processo é necessário contar com profissionais qualificados de topografia, assim como a RDR Topografia.

Resumidamente, a locação de obras é a demarcação no terreno da obra e da posição dos principais elementos da construção, começando pela fundação e vários elementos estruturais, mas seguindo orientação do projeto da obra.

Existem ferramentas como linhas de nylon e pontaletes, utilizadas por topógrafos que auxiliam nas marcações do terreno. Esta etapa é considerada uma das mais importantes de um projeto. 

Desta forma é possível garantir a qualidade e funcionalidade de toda a obra. Saber escolher  equipamentos, ferramentas e materiais que serão utilizados pela equipe, terá uma influência absoluta no resultado final do projeto.

Tipos de levantamento topográfico

Existem alguns tipos de levantamentos topográficos que são utilizados na medição de elementos e características do terreno onde será realizado a obra. Dentre eles podemos citar: 

Locação por Cavaletes

A locação por cavaletes geralmente é indicada para obras de pequeno porte, como barracões, garagens e ampliações ou reestruturação de obras.

Neste tipo de locação existem poucos elementos a serem locados. Suas características são únicas, geralmente definidas por pregos fixados nos cavaletes com duas ou três estacas aplicadas diretamente no solo e presas por outra estaca nivelada.

Locação por Tábua

A locação por tábua corrida é indicada para obras maiores com vários elementos locados.  Ela consiste em envolver toda a edificação com um cavalete constituído de tábuas e estacas niveladas no esquadro.

Locação Topográfica

A locação topográfica é designada a obras de grande porte e que contenham muitos elementos. 

Sua grande vantagem é a precisão das medidas. Essa técnica só pode ser realizada por uma equipe de topografia que seja altamente qualificada para executá-la com precisão. 

Desta forma é possível realizar o processo topográfico gerando uma execução mais organizada, sendo assim possível o total cumprimento do cronograma.

Por que fazer a locação de obra?

Muitas pessoas acreditam que é só investir um alto valor em um projeto que tudo saíra como definido, mas não funciona bem assim.

Mesmo em um projeto com grande orçamento, podem ocorrer muitos problemas em sua execução. 

Para garantir que o projeto saia como desejado é necessário um bom planejamento baseado em um objetivo, e tudo começa com a marcação do local, seguido de outras estratégias topográficas, para garantir a transferência de elementos da obra em si.

Empresa que faça locação de obra

Agora você já sabe como funciona a locação de obras e quais seus principais benefícios.

Nunca deixe de realizar a locação de obras quando for construir, para evitar grandes chateações. Além disso, procure sempre profissionais qualificados e de alta confiança.

A RDR Topografia é referência em locação de obras e demais estratégias topográficas.

Somos especializados em topografia e estamos a vários anos no mercado. Oferecemos um serviço de alto padrão de qualidade, com garantia de sucesso em sua execução.

Entre em contato conosco agora mesmo e solicite seu orçamento sem compromisso, estamos dispostos a lhe ajudar neste novo projeto de construção.

Faça um orçamento

Faça um orçamento

Conte com nossas soluções