Planta Topográfica

4 meses atrás

Sem dúvidas nenhuma um dos itens mais importantes na engenharia e no desenrolar de um projeto é de fato a planta topográfica. Nela será possível encontrar um espelho detalhado do terreno com as coordenadas precisas para o balizamento das ações.

Pensando na complexidade deste tema elaboramos este artigo para esclarecer de forma simples dúvidas que você possa ter e apresentar um patamar geral de soluções desta área em específico.


A planta topográfica pode ser gerada de duas formas:


 
 – Fotogrametria: quando ocorre a coleta de dados via drone. Está tecnologia acelera e processo e é bem mais fidedigna se comparado a topografia tradicional.

 – Topografia: aqui as imagens são captadas no nível do solo. Apesar de não ser tão rápida quanto a fotogrametria ainda sim é a forma mais utilizada atualmente no país.

A maioria das plantas já são produzidas em AutoCad o que facilita armazenamento e compartilhamento.

Planta Topográfica

Quando será necessário ter uma planta topográfica?
Se temos obras mais complexas em termos de engenharia este produto certamente se torna algo indispensável. A RDR desenvolve.

 – Planta para área rural;
– Planta para perímetros urbanos;
– Planta topográfica para divisão de loteamentos;
– Planta topográfica para representação de lavouras no campo e muito mais.

Como deve ser uma Planta de qualidade?
Um serviço de qualidade requer alguns padrões e requisitos mínimos para orientação de qualquer profissional que necessite fazer uma consulta nos dados ou continuar tocando uma obra:

Os itens obrigatórios são em uma planta topográfica são:
– Título;
– Legenda;
– Escala;
– Orientação;
– Projeção Cartográfica;

Com isto você será capaz de ter noções de curvas de nível, linhas aritméticas, distâncias entre as curvas de nível e escalas.

Para isto contrate uma empresa que tem centenas de projetos entregues com qualidade e prazo recorde. A RDR é uma referência no estado de Minas Gerais e no Brasil. Fale conosco agora mesmo.