Nivelamento Topográfico

5 meses atrás

Você sabe o que seja o nivelamento topográfico, bem como em quais situações este conjunto de procedimentos mostra-se como sendo de fundamental importância?

Bem sabemos que, para que um determinado terreno possa ser considerado como sendo minimamente apto para receber uma determinada construção, este precisa ter suas características devidamente analisadas. Isso para que, entre outras coisas, não sejam aumentados consideravelmente os riscos com a existência de demais problemas naturais.

Sendo assim, vamos por meio deste post deixar registradas algumas informações importantes sobre este tema, a fim de fazer com que você possa entender mais sobre este assunto e, com isso, tenha uma base de informações mais completa.

Nivelamento topográfico: para que serve?

Em sua concepção, o nivelamento topográfico tem a sua utilização destinada para a realização de estudos das características de um terreno, processo teste também conhecido com o nome de altimetria.

Desta forma, esta análise de condições de um terreno busca, entre outras coisas, fazer com que se tenha acesso às informações sobre a ocorrência de possíveis diferenças de nível que definem um relevo.

Nivelamento topográfico: qual a sua importância?

O processo de nivelamento topográfico tem a sua importância e representatividade voltada para o fato de ser este o responsável por fazer com que sejam apontadas as principais diferenças existentes dentro d e um térreo que, por sua vez, possam vir a atrapalhar alguma realidade de projeto pretendida para uma determinada área em si.

Nivelamento Topográfico

Nivelamento topográfico: quais os métodos utilizados?

O nivelamento topográfico pode ser realizado a partir da consideração de algumas técnicas específicas, sendo que dentre as principais podemos destacar as seguintes:

Nivelamento geométrico

O método geométrico, também conhecido por método direto, nada mais é do que uma forma de medição de diferença de níveis de forma direta. Isso porque, dentre as razões a serem analisadas neste processo, têm-se a ocorrência de leituras que, por sua vez, fazem a função de dar características de alta precisão a este estudo em si.

Nivelamento barométrico

O método de nivelamento topográfico barométrico tem como base o uso de pressão de ar entre os pontos a serem analisados. Com isso, tem-se por resultados uma análise completa a partir justamente dos valores obtidos com esta pressão.

Nivelamento Topográfico BH

Nivelamento geométrico simples

O método geométrico, também chamado de direto, consiste em medir as diferenças de nível de maneira direta. Nivelamento que realiza a medida da diferença de nível entre pontos do terreno por intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um nível, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos. Comparado aos demais, esse é o método mais adequado para nivelamentos que exigem alta precisão.

Nivelamento geométrico composto

O nivelamento geométrico composto consiste na junção de nivelamentos simples realizados em uma sequência de acontecimentos determinada.

Nivelamento topográfico: considerações finais

Como podemos perceber ao longo da leitura deste material, o serviço de nivelamento topográfico por si só exige uma alta capacitação da equipe que pretende realizá-lo, a fim de que não se tenha espaço para problemas de grandes complexidades em um momento posterior a este estudo.

Aqui, na RDR Topografia, você tem acesso aos mais completos serviços de topografia tais como os nivelamentos topográficos. Entre em contato conosco, e venha conhecer as nossas mais diferentes soluções em topografia.