Monitoramento das estruturas.

Monitoramento das estruturas.
5 meses atrás

A construção de estruturas esbeltas e grandiosas hoje já não é mais um diferencial e sim uma necessidade para atender o mercado. Mas será que com tantas complexidades destas estruturas, foi pensando em realizar algum monitoramento?

Sabemos que tão importante como construir, é garantir que estas estruturas permaneçam estáticas e sólidas no decorrer de sua existência, pois um colapso estrutural pode acarretar uma grande perda econômica, financeira e socioambiental.

O monitoramento das estruturas tem por finalidade inspecionar frequentemente os elementos de fundações de edificações, pontes, barragens, túneis, redes de transmissão, etc. No âmbito de movimentações, monitorar alteração em sua geometria, posições, temperatura, entre outros.

No decorrer da vida útil da estrutura, falhas estão sujeitas a acontecer. Transformar a inspeção em um processo rotineiro, permite antever as falhas e caso elas ocorram, possibilita uma melhor tomada de decisão para sanar o problema.

Foto: Barragem
Fonte: https://engenharia360.com/principais-tipos-de-barragens-e-funcoes/

Para ambientes como barragens em risco nível 3, existe equipamentos como a Estação Total Robótica, que monitora 24 horas a movimentação das estruturas através de sistema autônomo, isentando o uso de pessoal para esta atividade. É a tecnologia aliada a topografia para monitoramento contínuo, permanente ou periódica das estruturas.

Acompanhe as nossas postagens e consulte-nos na melhor solução para o monitoramento da sua estrutura.