Geóide e Elipsóide

Geóide e Elipsóide
6 meses atrás

Por muito anos a civilização acreditou que o planeta Terra fosse plano, suposição que foi quebrada pela ciência, mas hoje através de várias observações, muitas vezes vinda do espaço, comprovou que a Terra certamente não é plana e meu caro leitor, posso lhe afirmar que ela também não é redonda.

Foto: Terra plana
Fonte: Entenda, de uma vez por todas, por que a Terra NÃO é plana | by Futuro Exponencial | Futuro Exponencial | Medium

Nosso planeta tem formato de um geóide que não possui uma forma geométrica definida. Todo o planeta possui deformações devido a famosa gravidade que nos impede de flutuar pelo espaço. Como a topografia poderia definir exatamente a geometria de todo o planeta e ainda assim desenvolver um modelo matemático de tantas variações?

Para essa pergunta ainda não temos resposta, mas foi definido uma forma geométrica aproximada do geióde que nos auxilia nos cálculos topográficos, como por exemplo, na definição de altitude de um determinado ponto no planeta.

Referida forma trata-se do elipsoide que seria um sólido de revolução da figura geométrica elipse que possui forma definida e assim modelo matemático conhecido.

Foto: Geióde e Elipsóide
Fonte: Geoide – BLOG da Apoio Geomática (apoiogeomatica.com.br)

Hoje na realização do georreferenciamento de um determinado terreno, os equipamentos de GNSS (Global Navigation Satellite System), popularmente conhecido como GPS, utilizam destes modelos matemáticos do elipsóides para determinar a altitude do ponto de interesse.

Na engenharia, a “cota” com é conhecida neste ramo, é dada entre a diferença de altura da superfície do terreno e o nível do geóide, chamada de altura Ortómetrica. Os receptores de GNSS ou até mesmo aplicativos de celulares sempre apresentam a diferença de altura da superfície do terreno e o nível do elipsóide, chamada de altura geométrica ou elipsoidal.

Foto: Ondulação geoidal
Fonte: Microsoft Word – Apostila_Modulo_01_Capitulo_02.docx (mundogeomatica.com.br)

Sendo assim, para obter a ondulação geoidal (diferença entre a altitude ortométrica e a altitude elipsoidal), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dispõe em seu site para consulta gratuita, um aplicativo de processamento que após a coleta das informações de latitude e longitude informado pelo usuário, arremete o resultado da ondulação. Agora que você já sabe como é medido a altitude ortométrica, não deixe de enviar sua opinião ou dúvidas a respeito do geoprocessamento.