É normal ter dúvidas em determinadas decisões quando o assunto é obra e principalmente na fase inicial onde começamos a planejar todos os preços questões operacionais, custos, cálculos de materiais, mão de obra e muito mais.
Até mesmo pessoas experientes muitas vezes se perdem e confundem termos e serviços que devem ser feitos em cada etapa do projeto. Neste breve artigo iremos sanar algumas dúvidas a respeito de qual ação é melhor utilizar para sua construção. Se é o de fotogrametria ou o de topografia convencional.
O que é a topografia?
A topografia realiza estudos e levantamentos minuciosos da área a ser construída, lote ou terreno. A partir destes laudos técnicos é possível ter em mente noções cartográficas, relatórios, balizamento de nível e colocação das estacas necessárias. Podemos dizer que a topográfica é o ponto de partida inicial do projeto.
O que é fotogrametria?
A fotogrametria é utilizada de duas formas, por fotos terrestres ou com o auxílio de drones. Com estas imagens de referência é possível se ter muito mais precisão nos cálculos, relatórios e decisões para o prosseguimento da obra. Tudo graças a modernos equipamentos digitais que aceleram os cálculos.
Alguns exemplos em que se pode utilizar a fotogrametria são:
– Mineração;
– Projetos ambientais;
– Projetos arqueológicos;
– Projetos urbanos em geral;
– Projetos nas áreas rurais;
– Construção de estradas.
O que devo utilizar em minha obra fotogrametria ou topografia?
Se você quer mais agilidade precisão e custo benefício em conta recomendamos que seu projeto inclua a fotogrametria. Um drone é capaz de captar dados de áreas muitas vezes inacessíveis tornando o trabalho completo e seguro.
Se você necessita de um desses trabalho de topografo ou de fotogrametria em BH. Fale com a RDR agora mesmo. São centenas de projetos entregues com qualidade e rapidez sempre. Todos nossos profissionais são extremamente capacitados e entregaram o melhor serviço.
Comentários